Fatos marcantes

Inovação terapêutica e tecnológica

Em 2016, o grupo LFB consagrou 16% de sua receita para pesquisa e desenvolvimento. O LFB inova no campo terapêutico e no campo tecnológico para oferecer novas soluções terapêuticas derivadas das tecnologias avançadas de bioprodução.

Inovação terapêutica

O LFB desenvolve medicamentos biológicos para tratar de complicações graves durante a gravidez, distúrbios hemorrágicos graves e cuidados intensivos, e também no âmbito das patologias crónicas, problemas raros de coagulação, deficiências imunológicas, certas doenças autoimunes…Hoje, cinco medicamentos são em desenvolvimento clínico avançado conduzidas em paralelo pelo LFB, o que é um esforço bastante significativo.

Inovação tecnológica

O grupo LFB conduziu, ao longo dos últimos 20 anos, importantes inovações tecnológicas para o benefício terapêutico dos medicamentos. Hoje, o grupo explora duas plataformas tecnológicas exclusivas especialmente inovadoras.

  • A plataforma EMABling® permite desenvolver e produzir anticorpos monoclonais recombinantes de alta eficácia biológica e terapêutica. Essa tecnologia é objeto de diversas patentes em todo o mundo. Três anticorpos monoclonais do EMABling® estão atualmente em desenvolvimento clínico, um dos quais é um anti-D recombinante desenvolvido pelo LFB em fase IIB.
  • A tecnologia rPRO™ é uma tecnologia de bioprodução muito inovadora, que resulta, por recombinação genética, em uma proteína do leite dos mamíferos. A proteína é então isolada, purificada e protegida para ser utilizada para fazer um medicamento. A vantagem dessa tecnologia é a possibilidade de produzir mais com melhor acesso ao tratamento.

Envolvimento em terapias inovadoras

Em 2010, o LFB envolveu-se como participante industrial no campo emergente das terapias celulares. Sua filial CELLforCURE dedica-se à industrialização de terapias inovadoras, e desenvolve processos de fabricação específicos para esses medicamentos de medicina personalizada. CELLforCURE pode fabricar, em sua unidade industrial de le Ulis (França) medicamentos de terapia celular e de terapia genética.